Pinacoteca apresenta exposição tátil de esculturas

Com foco na acessibilidade, a Galeria Tátil da Pinacoteca do Estado conta com 12 esculturas táteis, produzidas em bronze. A seleção das obras foi pautada também na indicação do público com deficiências visuais que, nos últimos cinco anos, fez visitas orientadas ao acervo do museu.

Seguindo um criterioso padrão de acessibilidade, a iniciativa permite ao púbico analisar e reconhecer, por meio do toque, todas as obras de arte. Além disso, recursos de apoio como áudio-guia e catálogos em dupla leitura (tinta e Braille) complementam a experiência.

A contemplação de uma obra pode ser explorada por diversos sentidos. Dimensão, forma, textura e diversidade estética são elementos que também permitem a compreensão e a apreciação artística das esculturas selecionadas para a exposição.

Entre os artistas selecionados para a mostra estão nomes como Victor Brecheret, Bruno Giorgi, Rodolfo Bernardelli e Amilcar de Castro.

Durante a visitação, o percurso é orientado por um piso tátil que indica o caminho para exploração das obras.

A iniciativa faz parte do Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), voltado a garantir às pessoas com necessidades especiais o acesso à arte e cultura.

O PEPE oferece, ainda, visitas educativas ao acervo da Pinacoteca com apoio de recursos multissensoriais e publicações adaptadas.

Serviço:

Programa Educativo para Públicos Especiais
Agendamento de visitas orientadas: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Contatos: 3324-0945 | educaespecial@pinacoteca.org.br

Obras de Victor Brecheret, Bruno Giorgi, Rodolfo Bernardelli e Amilcar de Castro, além de outras, serão expostas na Pinacoteca – Foto: Divulgação