No fundo do mar, parque de esculturas ajuda a salvar corais

É isso mesmo que você leu, existe um parque subaquático de esculturas, aberto ao público, localizado na costa oeste de Granada, no Caribe. O Molinere Underwater Sculputure Park, idealizado pelo artista Jason Decaires Taylor, foi inaugurado em 2006 com o objetivo de chamar a atenção para a exploração de barreiras de corais.

O parque conta com uma coleção de arte contemporânea composta por estátuas de pessoas reais, envolvidas em atividades cotidianas. No total, são mais de 60 esculturas. O material utilizado nas peças é cuidadosamente selecionado para incentivar a habitação marinha. Os corais, importantes para o ecossistema marinho e responsáveis pela proteção das costas, se desenvolvem normalmente em cima do cimento.

As peças são produzidas no ateliê do artista, em terra firme, e depois seguem para a instalação debaixo d’água, onde são ancoradas, no fundo do mar. Taylor considera o seu trabalho como “doado para o mar” e costuma exibir fotografias em exposições pelo mundo.

O parque de esculturas é acessível de barco, a partir do porto principal de St. Georges ou Grand Anse Bay, na costa oeste. Quem tiver com viagem marcada para o local já pode incluir no roteiro. Diariamente há visitas de mergulhadores no local.

Confira aqui um vídeo com um mergulho pelo parque.

Foto© Jason deCaires Taylor
Foto© Jason deCaires Taylor