Metrô de Estocolmo abriga a galeria de arte mais longa do mundo

Quando viajamos, explorar a cidade a pé ou de transporte público costuma ser mais interessante e uma boa maneira de “viver” o local como seus habitantes locais. Na Suécia, mais precisamente em Estocolmo, andar de metrô deixa de ser apenas uma maneira de se locomover rapidamente e se transforma em uma experiência visual, assim que você cruza a catraca.

O complexo viário da capital conta com 110 quilômetros de extensão, que abrigam verdadeiras obras de arte desde a década de 1950. Das 100 estações, mais de 90 são decoradas com mosaicos, pinturas, instalações, gravuras e relevos, produzidos por 150 artistas. Esse conjunto de obras já foi definido como “a galeria de arte mais longa do mundo”.

O complexo viário da capital conta com 110 quilômetros de extensão, que abrigam verdadeiras obras de arte desde a década de 1950 – Foto: Visit Stockholm

A estação central, chamada de T-Centralen, conecta todos os trens da cidade. Por ser a parada mais movimentada, conta com uma linda obra de arte azul, que tem o objetivo de promover momentos de calma para os passageiros, com  videiras azuis e flores pintadas nas paredes. O artista responsável pela intervenção, Per Olof Ultvedt, quis honrar os trabalhadores, soldadores, carpinteiros, siderúrgicos e engenheiros que trabalharam na estação, nos anos 70.

A estação central, chamada de T-Centralen, conecta todos os trens da cidade – Foto: Visit Stockholm

Já a estação Tekniska-Hogskolan celebra os avanços científicos e descobertas tecnológicas. O poliedro utilizado na obra representa os cinco elementos é um dos principais chamarizes da estação.

Quem está de viagem marcada para Estocolmo pode colocar o tour pelas estações no roteiro, inclusive é possível fazer o chamado walking tour gratuito, de sexta a domingo, às 15 horas.

Há um free walking tour que faz um passeio guiado em inglês por 6 ou 7 estações. Ele acontece às 15 horas de sexta, sábados e domingos. De junho a agosto, um tour gratuito e em inglês é oferecido pela própria administradora do metrô. O passeio dura cerca de uma hora e tem início também às 15 horas, às terças, quintas e sábados. A saída é da  Central do Usuário da estação T-Centralen.

Conheça as estações que merecem destaque em cada linha:

Linha azul
Kungsträdgården
T-centralen
Rådhuset
Fridhemsplan
Västra Skogen
Solna Centrum Tensta

Linha vermelha
Universitetet
Tekniska
Högskolan
Stadion

Linha verde
Hötorget
Thorildsplan
Bagarmossen