Maior estátua do mundo, na Índia, terá 182 metros de altura

Com inauguração prevista para outubro, a maior estátua do mundo será um tributo ao líder Sardar Vallabhbhai Patel, herói da luta pela independência da Índia, e terá “apenas” 182 metros de altura. Dá para imaginar esse tamanho todo?

A estrutura, em fase final de construção, vai equivaler a duas vezes a Estátua da Liberdade, um dos símbolos de Nova York.

Para construir um movimento tão imponente, a Índia estima um gasto médio de R$ 1,7 bilhão, no projeto considerado como pessoal para o primeiro-ministro do país Narendra Modi.

Quando concluída, a obra irá quebrar o recorde do Buda do Templo da Primavera, na China, que até então mantinha o posto de “maior estátua” com seus simplórios 128 metros de altura.

Quem foi Sardar Vallabhbhai Patel?

O homenageado foi o primeiro vice-ministro do país depois da independência, em 1947. Patel ficou conhecido como “homem de ferro da Índia” por ter unido regiões rivais e as tornado parte do país.

O político nasceu na zona rural de Gujarate, região na qual a imagem está sendo erguida. Acredita-se que o local deverá virar ponto turístico. Na altura do peito da imagem haverá uma galeria para visitação, com vista panorâmica do entorno.

Definitivamente, Patel ficará marcado para sempre na história da Índia, agora com um monumento que, em grandeza, representará toda a sua bravura e coragem.

Estátua em bronze equivale a duas vezes a Estátua da Liberdade em Nova York (EUA) - Foto: Sam Panyhaky/AFP
Estátua em bronze equivale a duas vezes a Estátua da Liberdade em Nova York (EUA) – Foto: Sam Panyhaky/AFP