Italiano ganha título de “fotógrafo do ano” em concurso mundial

Em sua primeira edição, o concurso Close-up Photographer of the Year, do site Digital Camera, elegeu o italiano Emanuele Biggi como fotógrafo do ano, pela foto “O Olhar da Namíbia” (inglês: Namib’s Gaze). O apresentador de televisão conseguiu registrar os olhos de uma Bitis peringueyi ou “Víbora do Deserto da Namíbia” em meio aos grãos de areia da duna na qual ela estava escondida.

Bitis peringueyi escondida nas dunas do deserto da Namíbia – Foto: reprodução/ Emanuele Biggi

Dentre as mais de 3000 imagens participantes, o retrato feito pelo apresentador de televisão chamou a atenção por fatores como a riqueza dos detalhes e o contraste entre o animal e a areia. A raridade de uma foto como essa se deve ao fato da anatomia dessa serpente ser ideal para um deslocamento rápido no tipo de solo encontrado no Deserto da Namíbia e a ela ser venenosa, podendo causar dor extrema e inchaço ao redor da região da picada.

Bolha de sabão congelando na neve – Foto: reprodução/ Dom Komarechka

Além da categoria geral, o italiano também venceu uma das seis sub-categorias do prêmio. A recompensa de Biggi por seguir os rastros da serpente no deserto e conseguir a “foto ideal” será um prêmio de £1.300 (equivalente a R$6.400), uma câmera Sigma SD Quattro e uma lente Sigma 70mm f/2.8 DG Macro Art. Os outros cinco vencedores receberão uma quantia de £300 (R$1480) cada e o rapaz de 17 anos, que recebeu o prêmio na categoria “jovem fotógrafo”, ganhará uma lente Sigma Art.

Para os interessados no concurso, ainda há chances: as inscrições da segunda edição do Close-up Photographer of the Year serão inciadas em setembro desse ano.