História japonesa é tema de mostra de artesanato na Japan House, em SP

A Japan House já se consolidou como um ponto de referência cultural em São Paulo, localizada no coração da cidade, na Avenida Paulista. Não raro, as filas para visitar as modernas mostras e tomar um café no espaço de arte e design tomam as calçadas da via, principalmente aos domingos.

A novidade do centro de cultura é a mostra “Japão 47 Artesãos” que apresenta peças produzidas por artistas de 47 províncias que compõe o país. A mostra compõe um cenário para descobertas resultantes de um Japão contemporâneo, combinando design, artesanato, contemporaneidade e tradição.

Os visitantes podem esperar itens históricos que relevam singularidades de cada uma das províncias e representam não apenas memórias, mas trazem técnicas herdadas por muitos séculos. “A exposição é uma forma visual de apresentar ao público um panorama das 47 províncias japonesas, traduzidas por meio de objetos contemporâneos que seguem preceitos tradicionais em sua técnica ou na escolha de materiais. É mais um exemplo dessa harmonia tão importante na cultura japonesa entre o passado e o presente”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

A seleção das obras considera a qualidade e o valor sentimental das peças. A curadoria é do designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&Department Project. A mostra é dividida em cinco partes, que representam as áreas geográficas do país nipônico: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa.

A exposição é uma forma visual de apresentar ao público um panorama das 47 províncias japonesas – Foto/Divulgação

Serviço
JAPÃO 47 Artesãos
Quando: até 17 de julho | terça a sábado, das 10h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 18h
Onde: Japan House São Paulo | Avenida Paulista, 52 – Paraíso
Programação completa em www.facebook.com/JapanHouseSP
Grátis