Halloween: conheça lugares históricos e “assombrados” para visitar ao redor do mundo

Outubro é considerado o mês das bruxas. Mais especificamente no último dia do mês, festeja-se o Halloween, em diversos países, alguns com tradições de fantasias e a famosa caçada de doces pelas crianças que, de porta em porta, questionam os adultos sobre o que preferem: “trick ou treat”, ou, em português, “doçuras ou travessuras”.

No Brasil a festa de Halloween não é tão tradicional assim. Para quem gosta de histórias de terror e lugares históricos, existem diversos locais para visitar na próxima viagem pelo mundo e ter uma experiência, digamos que, assombrada. Uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a cultura e as tradições locais enquanto passeia por monumentos exuberantes.

Nessas casas não são encontrados atores fantasiados de monstros, duendes ou fantasmas, mas suas reputações são realmente assustadoras, envoltas em mistérios e com lendas transmitidas por séculos.

1- Port Arthur, na Austrália
Esse é um dos roteiros para os que se auto-intitulam caçadores de fantasmas. A cidade da Tasmânia conta com diversas lendas, pois foi um assentamento de condenados do século XVIII, segundo relato de historiadores, palco de atividades paranormais.

Foto/Reprodução Travel+Leisure

2- Ilha de Poveglia, em Veneza, Itália
Pertinho de Veneza, essa linda ilha foi usada como manicômio, no início do século XX, por isso se mantém assombrada até hoje. No entanto, não deixa de ser uma região interessante para o roteiro na Itália.

Foto/Reprodução Travel+Leisure


3- Raynham Hall, em Norfolk, Inglaterra

Nesta casa de campo a “Dama Marrom”, que, segundo historiadores, foi Lady Dorothy Walpole, estampa, em uma de suas aparições capturadas em filme, a edição de dezembro de 1936 da revista Country Life.

Foto/Reprodução Travel+Leisure

4 – Casa Loma, em Toronto, Canadá
Quem é ligado em arquitetura vai se encantar com essa casa construída em estilo gótico, que conta com corredores e passagens secretas. No Halloween canadense ela é aberta para os visitantes que tiverem coragem para se aventurar pelos andares.

Foto/Reprodução Travel+Leisure

5- The Stanley Hotel, em Estes Park, Colorado
Além de um destino famosos das Montanhas Rochosas, o local também é conhecido como uma das inspirações de “The Shining”, de Stephen King.

Foto/Reprodução Travel+Leisure

7- Winchester Mystery House, em São José, Califórnia
Esse local – e sua história – inspiraram até um filme recente, que conta a história da viúva Sarah Winchester e seu labirinto vertiginoso chamado de casa: são quatro andares, 160 quartos, 10.000 vidraças e 47 escadas.

Foto/Reprodução Travel+Leisure

8 – Castelo da Boa Esperança, na Cidade do Cabo, África do Sul
São muitos os relatos de fantasmas perambulando por essa fortaleza gigante e conhecida como ponto turístico, que, originalmente, serviu como estação de reabastecimento para navios na Companhia Holandesa das Índias Orientais.

Foto/Reprodução

9 – As Catambucas, em Paris, França
As Catacumbas de Paris visitadas por centenas de turistas e nem por isso deixam de ser assustadoras, com seus túneis que serviram como cemitério para os parisienses na década de 1700. As excursões oficiais, inclusive, acontecem regularmente.

Foto/Reprodução Travel+Liesure