Google disponibiliza todas as obras de Portinari

Cândido Portinari dispensa apresentações. Mestre em retratar o espírito da população brasileira em suas obras, o artista ficou conhecido como: o pintor do povo. Pensando nisso, o Google reuniu todo o acervo do pintor em uma plataforma especial e disponibilizou gratuitamente na internet.

Portinari diante de uma de suas obras

Vale ressaltar que essa e a primeira vez que um artista brasileiro é exaltado pela empresa de tecnologia. No ano passado, a plataforma Google Arts & Culture fez algo muito semelhante com as obras de Frida Kahlo.

“Café”, de 1935

O trabalho, as festas, o folclore e propriamente as pessoas foram os temas que inspiraram as mais de cinco mil telas que pintou. Nada mais justo, que seu acervo esteja acessível justamente ao povo – mesmo que seja em um formato online.

“Os Retirantes”, de 1944

Com curadoria de João Cândido Portinari, filho do artista, a coleção também traz mais de 15 mil documentos do arquivo pessoal da família, além de informações, fatos e histórias do pintor. O projeto “Portinari: O Pintor do Povo” foi dividido em 20 exposições virtuais, que podem ser acessadas através de um aplicativo para Android e iOS, ou diretamente pelo site.