Fotografia árabe contemporânea no Instituto Tomie Ohtake

Até 12 de maio, a mostra “Taswir, a fotografia árabe contemporânea” estará exposta no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A exposição reúne, pela primeira vez no Brasil, um acervo importante de fotografia que faz parte do Institut du Monde Arabe (IMA), em Paris. Para entender melhor, as obras e os artistas selecionados para essa mostra fizeram parte da 2ª Bienal de Fotografia do Mundo Árabe e também da exposição Cristãos do Oriente – 2.000 anos de história, que aconteceram em 2017 e 2018.

Cerca de 70 trabalhos de 14 artistas estão expostos. Os artistas são oriundos ou atuam em regiões do Oriente Médio, Golfo Arábico e África. Egito, Síria, Líbano, Tunísia, Palestina e Jordânia, por exemplo, estão representados. As imagens não reforçam estereótipos culturais, mas sim o ato de fotografar, que varia desde temas mais formais até outros presentes no mundo contemporâneo. O feminismo é um exemplo.

A exposição é resultado de uma parceria entre o Instituo Tomie Ohtake com a Câmara de Comércio Árabe-brasileira, o Instituto do Mundo Árabe o Consulado Geral da França em São Paulo.

A mostra acontece no Instituto Tomie Ohtake, na Av. Faria Lima, 201 – São Paulo. A entrada é gratuita.

Os artistas são oriundos ou atuam em regiões do Oriente Médio, Golfo Arábico e África – Foto: Divulgação