Exposição projeta quadros de Van Gogh e traz sensação de estar dentro da pintura

Quem passar pelo Atelier des Lumières em Paris até o final de dezembro poderá contemplar uma exposição fantástica sobre o artista holandês Vincent van Gogh. A experiência proporciona “entrar” nas suas obras, já que a instalação projeta seus quadros em 360º, o que traz a sensação de estar dentro da pintura.

Van Gogh faleceu cedo, aos 37 anos. Durante a vida, lutou contra distúrbios mentais, fatos que influenciaram sua forma de arte. Por essa razão, a exposição está dividida por fases, pois as obras do artista evoluíram radicalmente ao longo dos anos. Com pinturas únicas, a tecnologia colaborou ainda mais para reproduzir as pinceladas expressivas de Van Gogh.

A exposição conta com um itinerário temático, que remonta os estágios da vida do artista, como suas jornadas em Neunen Arles, Paris, Saint-Rémy-de-Provence e Auvers-sur-Oise. Com isso, quem visitar o Atelier des Lumières poderá entender as obras desde seus primeiros anos até os da sua maturidade.

Para ajudar o visitante, algumas das obras acompanham comentários sobre a história da pintura, bem como o local em que ela está exposta originalmente.

Exposição traz sensação de pertencimento – Foto: Culturespaces/E. Spiller