Estatua desfigurada de São Jorge é restaurada na Espanha

Restaurar uma obra de arte é um trabalho que requer muita responsabilidade, entendimento e técnicas. No entanto, quando a restauração é feita por amadores, o resultado pode ser desastroso. Foi o que aconteceu com uma escultura de São Jorge do século XVI, desfigurada por moradores do povoado de Navarra, na Espanha.

Antes e depois da restauração da escultura (Navarra Government / AFP)

A reforma da imagem aconteceu no ano passado. Para isso, eles usaram gesso e acrílico na estátua e o rosto do santo, que ficou parecendo um personagem de desenho animado. Para piorar a situação, o cavalo foi pintado de azul, descaracterizando a obra de arte.

A estátua de São Jorge restaurada por populares e depois por profissionais (Navarra Government/AFP)

Por fim, a boa vontade dos fiéis custou caro para os cofres da igreja. No total, foram aplicados 6.010 euros em multas à paróquia. Além disso, para resgatar a dignidade do santo, a congregação teve que desembolsar 30 mil euros para uma oficina especializada restaurar a imagem. Infelizmente, a estátua sofreu danos permanentes.

Outro caso

O caso recorda muito o ocorrido com “Ecce Homo”, um afresco do povoado de Borja, que em 2012 foi restaurado por uma senhora de 80 anos. Na ocasião, o conserto desastroso da obra se tornou uma piada mundial na internet.