Coletivo Trovoa promove mostra de artistas não-brancas

O coletivo carioca Trovoa reúne os trabalhos de mulheres não-brancas na mostra “A Noite Não Adormecerá Jamais nos Nossos Olhos”. As 17 artistas foram selecionadas por meio de uma convocatória nacional, com o intuito de colocar mulheres racializadas no papel de protagonistas do universo artístico e de apresentar as diversas linguagens e materiais produzidos por elas.

A criação do Trovoa foi motivada pela falta de discussões sobre a participação feminina na arte, especificamente a das mulheres não-brancas, que costumam ser estereotipadas e objetificadas nesse meio, tendo pouco incentivo a explorarem seus potenciais como produtoras de arte. Por esse histórico, a mostra contará com um ciclo de debates com o título de “O que acontece depois de chegarmos aqui?”, que provoca o público a pensar sobre a diversidade da produção dessas mulheres, indo além da reflexão sobre o espaço ocupado por elas no mundo artístico.

Aline Motta, “Pontes sobre abismos” #3, 2017 – Foto: divulgação

Sob curadoria de comunicadora social Carollina Lauriano, o espaço Baró Galeria também contará com a exibição de fotografias, pinturas e performances para apresentar temas como espiritualidade, memória, identidade, deslocamento, cura e violências institucionalizadas.

Serviço
A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos
Datas e horários: de segunda a sábado, das 10h às 19h – até 20/07;
Local: Baró Galeria | R. da Consolação, 3.417 – Jardins, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.