Arquitetura para cães é tema – inusitado – de nova mostra da JAPAN HOUSE, em SP

Quando falamos de arquitetura, é comum imaginar grandes e modernas instalações, prédios e casas inovadores, monumentos históricos e soluções para habitação humana. Bem, nem sempre. A nova mostra em cartaz na JAPAN HOUSE São Paulo apresenta um novo viés da arquitetura e do design destinada aos cães.

A exposição Architecture for Dogs: Arquitetura para cães, que conta com curadoria do designer japonês Kenya Hara, apresenta irreverentes e conceituais casas de cachorros, elaboradas por renomados profissionais da área, em um chamado “pioneiro exercício de escala que leva em conta as atuais relações da sociedade com seus bichos de estimação”. Inusitado, no mínimo, e bastante curioso, o evento é para ser visitado de mente aberta.

Com passagens pelos Estados Unidos, Japão e China, esta é a primeira exibição no Brasil, que recebe um projeto inédito realizado por um escritório brasileiro.

Ao todo são 15 projetos de casas, apresentados por arquitetos e designers de diferentes partes do mundo, como Kenya Hara, Kazuyo Sejima, Sou Fujimoto e Kengo Kuma. As peças são inspiradas em especificidades de diferentes raças.

A exposição Architecture for Dogs: Arquitetura para cães conta com curadoria do designer japonês Kenya Hara

Ocupando todo o centro cultural, as casas têm as mais variadas formas, materiais e técnicas de construção e retratam a inspiração e os desafios de se pensar projetos em uma nova escala, além de retratar a relação de afeto entre animais e seus tutores. “É uma forma inusitada de mostrar a capacidade criativa de grandes arquitetos, que são desafiados a pensar em uma escala totalmente nova – e a partir de premissas incomuns dentro de seu dia a dia de trabalho – fazendo com que uma mostra conceitual de design seja percebida pelo público de forma divertida e acessível”, explica a diretora cultural da instituição Natasha Barzaghi Geenen.

Na área externa da JAPAN HOUSE, uma supresa: três casas à disposição dos visitantes de quatro patas. No entanto, é importante saber que os animais de estimação não têm permissão para entrar na área interna do centro cultural.

Foto: Hiroshi Yoda

Serviço

Architecture for Dogs: Arquitetura para cães
Onde:
JAPAN HOUSE São Paulo | Avenida Paulista, 52 – Paraíso
Data: até 7 de abril | terça a sábado, das 10h às 20h e domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita